III SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

“Justiça social e direitos humanos no século XXI: desafios para a formulação de políticas públicas”

 

APRESENTAÇÃO

As transformações aceleradas no cenário global, impulsionadas por avanços tecnológicos, mudanças nos padrões de consumo, desafios ambientais e desigualdades sociais, impõem à sociedade contemporânea a necessidade de repensar seus modelos de desenvolvimento. Nesse contexto, os Direitos Humanos no século XXI emergem como um eixo central na formulação de políticas públicas que garantam não apenas a dignidade humana e a equidade no presente, mas também a sustentabilidade para as gerações futuras.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), reforçam o compromisso global com a construção de um mundo mais inclusivo, justo e sustentável. No entanto, sua efetivação exige a implementação de políticas públicas eficazes que conciliem crescimento econômico, justiça social e preservação ambiental. Dessa forma, a defesa dos Direitos Humanos está diretamente ligada à formulação de estratégias que assegurem qualidade de vida para as futuras gerações.

Nesse sentido, urge a organização de eventos acadêmicos que promovam a reflexão crítica, o debate e o compartilhamento de experiências voltadas à construção de políticas públicas inovadoras, interseccionando os Direitos Humanos, a sustentabilidade e a cidadania. Com o olhar voltado para um futuro sustentável e de justiça social, é cada vez mais necessário fomentar diálogos entre pesquisadores, gestores públicos, movimentos sociais e a sociedade civil, promovendo a troca de conhecimento e a disseminação de práticas exitosas que possam ser replicadas em políticas públicas dos mais diferentes contextos.

Por este caminho, o Simpósio Internacional em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável visa promover a colaboração, compartilhar conhecimentos, abordar desafios emergentes, formular políticas eficazes, mobilizar a sociedade civil, discutir sobre metas globais e estimular a inovação, visando um futuro mais sustentável e equitativo. Assim, contribuir com o debate e o aprofundamento crítico e analítico da teoria social, enfocando, preferencialmente, temas que dizem respeito à realidade brasileira e latino-americana é de extrema importância e constitui objetivo central deste evento.

Nesse contexto, o III Simpósio Internacional em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável que tem como tema “Justiça social e direitos humanos no século XXI: desafios para a formulação de políticas públicas” foi escolhido diante dos desafios atuais que atravessam as políticas públicas no Brasil e no mundo, incluindo o aumento das desigualdades, os ataques aos direitos sociais, a emergência climática e a necessidade de inovação nas formas de governança e participação social.

As iniciativas de adesão ao pacto do Desenvolvimento Sustentável da ONU, engloba ações nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, além de fomentar a adoção dos temas na esfera privada. Assim, discutir as políticas públicas dentro das três dimensões do desenvolvimento sustentável: a dimensão econômica, social e ambiental neste Simpósio, apresenta-se um marco para o cenário promissor para debates na construção de perspectivas, com temas centrais que desafiam a qualidade de vida das pessoas e o futuro do planeta.

O Evento será realizado pela Escola de Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de – EMESCAM, Cidade de Vitória/ Espírito Santo, tendo como proponente a Coordenação do Programa de Mestrado em Política Públicas e Desenvolvimento Local, nos dias 04 a 06 de dezembro de 2025.

Pretende-se atrair a participação de estudantes da Graduação e Pós-graduação, pesquisadores, cientistas, professores e profissionais de diversas áreas do conhecimento, para compartilhar resultados de pesquisas e promover um debate a partir do tema central. Participarão do evento conferencistas da área de Políticas Públicas com atuação ampla na esfera pública e acadêmica      em nível internacional e nacional. Ainda terá o espaço científico em que haverá apresentação de resumos científicos que serão submetidos pelos conferencistas e irão ser publicados em anais de evento.

O Simpósio incluirá palestras de especialistas, mesas redondas simultâneas, espaço de temas livres com apresentação de egressos, espaço científico separados por eixos temáticos associados aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) (anexo III) e no formato de roda de conversa para se ampliar as discussões. Assim, ao reunir diferentes instituições e a sociedade, um evento dessa natureza transforma-se em um espaço dinâmico de troca de ideias, compartilhamento de boas práticas e promoção da colaboração voltada à construção de comunidades mais sustentáveis e equitativas.

O evento contará com carga horária total de 25 horas, distribuídas da seguinte forma: na quinta-feira (04/12), ocorrerá o Pré-Congresso, com atividades pela manhã e à noite, incluindo a Cerimônia de Abertura; na sexta-feira (05/12), haverá conferências durante os períodos da manhã e da tarde; e no sábado (06/12), pela manhã, serão realizados os simpósios seguidos da Cerimônia de Encerramento, enquanto a tarde será dedicada ao Espaço Científico.

 

 

Para saber mais, clique no botão abaixo.

Registro Simpósio

Para emissão do certificado de participação é necessário informar o CPF / Passaporte corretamente.
Mínimo 8 caracteres sendo letras e números.

Login Simpósio