III SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

“Justiça social e direitos humanos no século XXI: desafios para a formulação de políticas públicas”

 

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE RESUMOS CIENTÍFICOS E TRABALHOS COMPLETOS

 

Os resumos/trabalhos completos enviados ao III Simpósio Internacional em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável poderão ser inscritos nas seguintes categorias: Pesquisas de campo, relatos de caso/experiências e revisões de literatura.

Os resumos/trabalhos completos deverão ser submetidos EXCLUSIVAMENTE pela plataforma de inscrição disponível em nosso site. No ato da submissão, a pessoa autora deverá preencher todos os dados no sistema.

A apresentação deverá ser realizada OBRIGATORIAMENTE na modalidade de comunicação oral. Cada pessoa inscrita poderá realizar até três submissões (entre resumo simples e/ou trabalhos completos).

Ressalta-se que somente serão aceitos trabalhos científicos que já apresentem resultados, não sendo avaliados projetos de pesquisa. As inscrições para submissão serão realizadas até o dia 20 de NOVEMBRO de 2025 até às 18h. Não serão aceitos trabalhos após esse período.

A seleção dos resumos/trabalhos científicos será feita através dos arquivos a serem enviados, com identificação dos autores, seguindo modelos em anexo.

É necessária a participação no Simpósio de ao menos uma das pessoas autoras para apresentação da produção científica submetida, sendo permitida, aos participantes de fora do estado do Espírito Santo (Brasil), a apresentação de forma híbrida, desde que seja indicada no ato da inscrição do trabalho.

A Comissão Científica chama atenção para o fato de que é de responsabilidade da(s) pessoa(s) autora(s) dos resumos/trabalhos científicos submetidos a obtenção do consentimento dos pacientes ou de seus responsáveis legais, caso os trabalhos utilizem imagens ou dados pessoais dos mesmos, e não se responsabilizará pela inexistência da obtenção deste consentimento.

Os resumos/trabalhos científicos serão avaliados por uma Comissão Interna de Seleção, composta por professores da instituição e convidadas/os, à qual caberá a definição do aceite ou não do trabalho para apresentação.

 

Observa-se que:

* Não será divulgado o parecer de avaliação dos resumos/trabalhos.

* Não serão aceitos resumos/trabalhos científicos enviados por fax, correios ou qualquer outro meio.

No ato da apresentação, somente será permitido/a como apresentador/a o/a autor/a inscrito/a ou um/a coautor/a que também esteja inscrito/a no evento. Não serão admitidos apresentadores que não realizaram inscrição no evento.

As pessoas autoras deverão apresentar o trabalho ao vivo, presencialmente e/ou virtualmente, conforme o item Apresentação deste documento, e identificado previamente no ato da inscrição.

Para cada resumo/trabalho apresentado será emitido um único certificado constando o nome das pessoas autoras com dados fornecidos no ato da inscrição do trabalho. Não será permitido acréscimo e/ou modificação dos dados e/ou informações do resumo posteriormente a data de envio.

Os resumos/trabalhos aceitos serão julgados pela Comissão de Avaliação durante a apresentação e serão publicados em anais do evento.

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO SIMPLES

RESUMOS SIMPLES

 

O resumo simples deve ser digitado em português, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, alinhamento do texto tipo justificado, com dois espaçamentos entre título, autores e o corpo do resumo em papel A4 com margem superior 2,5 cm, margem inferior 2,5 cm, margem esquerda de 2,5 cm, margem direita de 2,5 cm. O resumo deverá ser precedido pelo título do trabalho, seguido pela indicação de autoria (coautoria e orientação), acompanhado do Laboratório/Departamento/instituição da(s) pessoa(s) autora(s), com e-mail da/o autor/a correspondente (modelo em anexo 1).

O resumo deve conter apenas 400 palavras. Não deve ter citações e referências.

Os resumos deverão conter os seguintes elementos estruturais:

●      Título – português e inglês;

●      Autores

●      E-mail correspondente

●      Resumo com as seções: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão/Considerações Finais

●      Palavras-chave

 

 

 

APRESENTAÇÃO DE RESUMO SIMPLES

Rodas de Conversa

 

A modalidade roda de conversa visa à discussão coletiva de resultados de pesquisas, vivências e argumentos por meio da escuta e partilha de saberes. O(a) apresentador(a) fará a exposição oral de seu trabalho ao grupo, o qual será organizado em forma circular, sem a utilização de recursos multimídias. Cada trabalho terá um tempo de 5 a 8 minutos para a apresentação, seguido de 5 minutos para discussões.

 

 

TRABALHO COMPLETO

 

O trabalho completo deve ser digitado em português, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, alinhamento do texto tipo justificado, com dois espaçamentos entre título, autores e o corpo do resumo em papel A4 com margem superior 2,5 cm, margem inferior 2,5 cm, margem esquerda de 2,5 cm, margem direita de 2,5 cm. O resumo deverá ser precedido pelo título do trabalho, seguido pela indicação de autoria (Autor(es) e orientador), acompanhado do Laboratório/Departamento/ instituição a que os autores(es) pertencem, com e-mail do autor correspondente (modelo em anexo 1).

O trabalho deve conter no mínimo dez e máximo 12 páginas. Estão previstas inserção de citações e referências, considerando que o número de caracteres é limitado em até vinte referências.

Os trabalhos completos deverão conter os seguintes elementos estruturais:

●      Título- português e inglês;

●      Autores

●      E-mail correspondente

●      Resumo e palavras-chave

●      Introdução e objetivo dentro da introdução

●      Método

●      Resultado

●      Discussão

●      Conclusão/considerações finais

●      Referências

 

 

Normas do trabalho completo

 

– No trabalho completo, recomenda-se que o resumo tenha, no máximo, 400 palavras, com breves e concretas informações sobre a INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODO, RESULTADOS E CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS. – Palavras-chave: Deverão ser incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco expressões relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto e vírgula [;].

CORPO DO TRABALHO COMPLETO:

– Introdução: Deve justificar o problema estudado de forma clara. O último parágrafo deve conter o objetivo do trabalho realizado.

– Método: Deve ser elaborada de forma mais concisa e clara possível. Dessa forma, o leitor irá entender e pode até reproduzir os procedimentos utilizados.

– Resultados e Discussão: Deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados também na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com o referencial teórico utilizado em outros trabalhos de extensão, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. – Tabelas e Figuras Devem ser confeccionadas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução.

– Conclusão/Considerações finais: Deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. – Referências: São as fontes de pesquisas utilizadas. As referências, ao final do trabalho, deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.

 

 

OBSERVAÇÃO: A data para avaliação dos resumos aceitos para apresentação será divulgada pela Comissão de Avaliação. Resumos que não se adéquem a estas normas não serão analisados. Após avaliação, será divulgada no site da EMESCAM, a lista de trabalhos aprovados com suas respectivas modalidades de apresentação e horário.

 

APRESENTAÇÃO TRABALHO COMPLETO

 

Rodas de Conversa

 

A modalidade roda de conversa visa à discussão coletiva de resultados de pesquisas, vivências e argumentos por meio da escuta e partilha de saberes. O(a) apresentador(a) fará a exposição oral de seu trabalho ao grupo, o qual será organizado em forma circular, sem a utilização de recursos multimídias. Cada trabalho terá um tempo de 5 a 8 minutos para a apresentação, seguido de 5 minutos para discussões.

 

JULGAMENTO

 

Para o julgamento dos resumos aprovados, serão formadas bancas examinadoras, contendo dois avaliadores.

Os trabalhos serão eliminados em caso de:

●      Identificação do autor – o nome (entenda nome completo) não pode ser identificado.

●      Sem resumo em português, e/ou sem palavras-chave em português.

●      Abaixo de 10 laudas e acima de 12 laudas

●      Caso seja identificado plágio ou uso excessivo de Inteligência artificial

A decisão da banca examinadora é soberana e de caráter definitivo.

 

Vitória, ES, 01 de outubro de 2025

Profa. Dra. Italla Maria Pinheiro Bezerra

Presidente do III Simpósio Internacional em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável

 

 

 

 

 

ANEXOS – Ver PDF

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